Oracle (dona do Java), avisa: O uso gratuito do Java subiu no telhado.

Como a maioria deve saber, a linguagem de programação Java surgiu dentro da Sun em meados da década de 90 e prometia ser a linguagem universal para programar desde console de video-game até aspirador de pó. A vida real tinha outros planos para essa linguagem fabulosa que virou a principal linguagem para desenvolvimento de sistemas aplicativos nas corporações. Estima-se que 30% de tudo que é de software aplicativo novo no mundo dos negócios é escrito em Java, deixando o resto para ser escrito em todas as outras linguagens sendo que nenhuma outra chega a 10%. Ou seja, Java é um sucesso.

Mesmo sendo propriedade da Sun, Java parecia ao mundo como se fora de domínio público, uma linguagem “sem dono”, ao contrário do Visual Basic, por exemplo, que é da Microsoft uuuuuu, vade retro satanás! Ter que pagar por uma linguagem ?? Nem pensar. A Microsoft era demonizada e o Java era louvado.

O tempo passa, o tempo voa e a … Oracle .. quem diria … engoliu (comprou) a Sun, com casca e tudo. Detalhe, bancos de dados Oracle já podiam ser programados nativamente em Java antes da aquisição. Foi o maior auê na época. A Oracle comprando um fabricante de hardware ? Well, faz sentido. Agora a Oracle pode fornecer um pacote de superservidores de banco de dados envolvendo software e hardware de primeira. Mas será que era por isso exatamente que a Oracle estava disposta a pagar 7 bilhões de dólares pela Sun? Por um fabricante de hardware ?? Será que foi isso gente? Eu acho que não. Oracle estava de olho era no Java, que há 10 anos em 2008 já despontava como a linguagem corporativa por excelência. O auê só aumentava. Qual vai ser o futuro de Java ? Vamos poder continuar a fazer programas em Java e vender nossos programas ? E o software livre feito em Java ? Vai deixar de ser livre ?

A Oracle apressou-se em acalmar a indústria de software e jurou de pés juntos que tudo ia continuar como antes e que a Oracle iria dar ainda mais apoio e investir ainda mais dinheiro no desenvolvimento da linguagem Java. Os gritos de “linguagem com dono não serve para o domínio público” voltaram-se contra a linguagem Java. A Oracle pratica políticas de licenciamento tão ou mais leoninas do que a Microsoft. E agora ?? Os debates nos fóruns pareciam embates religiosos. Alguns defendendo Java, outros avisando para pularem fora pois era só uma questão de tempo para a Oracle começar a querer organizar essa suruba que faziam (fazem) com a linguagem DELA. Apesar do bafafá, tudo continuou como dantes no Quartel de Abrantes. Apesar da invasão napoleônica (alguém duvida que a Oracle, assim como Pinky e Cérebro, quer dominar o mundo?) feita pela Oracle a terra do Java, de fato, pouca coisa mudou. Tecnicamente, mudou bastante e para melhor. Java hoje é ainda mais rápida e poderosa, as ferramentas de desenvolvimento estão maduras, os frameworks estão maduros e existe um fw adequado para cada coisa possível de se imaginar de ser feito com Java. A galera javiana se acalmou, a vida seguiu …. o tempo passou. O tempo passa, o tempo voa e a poupança Bamerindus … não existe mais. Só os mais velhos vão entender. O tempo passou e eis que …

A Oracle manda um aviso. Vejam aqui

O gato subiu no telhado. Os termos do aviso são ..”estranhos”, digamos assim. Explicitamente o que se lê é que “se você é um CONSUMIDOR que usa Java para uso individual ou pessoal, você continuará a ter o mesmo acesso aos updates como você tem hoje em dia pelo menos até o fim de 2020“. Como é que é ??? Que papo é esse de “pelo menos até 2020” ? Pois é pessoal! O suporte “gratuito” pelo jeito subiu no telhado….

E tem mais!

Se você é um DESENVOLVEDOR … a Oracle recomenda que você reveja a sua estratégia de como vai continuar distribuindo o seu software ….

E tem ainda MAIS !!!

Se você é uma empresa/corporação, reveja ainda mais detalhadamente pois vai precisar adquirir uma licença comercial do Java!!!!! Ou seja, além de pagar para o desenvolvedor do software, a empresa vai ter que pagar para a Oracle uma licença para rodar/desenvolver qualquer coisa em Java.

Então, meu caro, …. aquela  brilhante ideia de desenvolver um aplicativo em Java que iria trazer toneladas de dinheiro para você … precisa ser revista pois a Oracle já avisou que vai querer a parte que lhe cabe nessa farra.

 

Anúncios

Comente aqui ou faça uma pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s