Pilotar motos off-road é importante ! Ainda bem pois é muito maneiro.

As motos bigtrail tem se destacado no mercado de motocicletas ultimamente. Praticamente todas as grandes marcas tem um modelo na faixa de 600 a 1200cc. Algumas marcas entraram/voltaram ao mercado brasileiro começando com a oferta de motos capazes de encarar tão bem a terra como o asfalto. Temos ou curtimos motos bigtrail por algum entre vários motivos: Conforto, desempenho, resistência, style….

Mas ao mesmo tempo, temos que respeitar a natureza das nossas motos. Elas foram concebidas para encarar a aventura, para serem pilotadas na terra, no off-road.

Há anos venho promovendo a utilização consciente das motos bigtrail e sempre que posso tento fazer um amigo que só pilota em asfalto levar sua moto para a terra. Isso é importante porque as habilidades desenvolvidas e estimuladas ao se pilotar uma moto como as nossas em terra/areia/lama ajudam a sermos melhores pilotos no asfalto também. E não sou eu quem diz isso.

Em 2000, quando eu morava em São Paulo, tive contato pela primeira vez com o Relatório Hurt, uma compilação de uma pesquisa muito importante sobre acidentes de motos. Esse estudo foi feito nos estados unidos em 1981 e já estava datado mas ainda hoje traz informações reveladoras. Para darem uma olhada, leiam o artigo aqui. Observem a parte em que o relatório afirma categoricamente que pilotos com experiência em off-road se envolvem em menos acidentes.

Essa conclusão é particularmente interessante porque ela é compartilhada por praticamente todos os grandes pilotos. Kenny Roberts, Valentino Rossi, apenas para citar dois grandes ícones, são pilotos com grande experiência em off-road. O próprio Kenny Roberts estreou o filme “On any Sunday 2” cuja cena de abertura são 3 amigos se divertindo pilotando motos off-road numas dunas lá nos states.

Mas não só as estrelas compartilham essa opinião. Pilotos do canal On Two Wheels já desconfiavam disso mas tiveram a demonstração cabal ao participarem de uma escola de pilotagem que usa … motos 125 !! Isso mesmo, as nossas valentes TT-R 125 da Yamaha fabricadas aqui no Brasil e usadas nesse curso que aparece aí no vídeo. Por favor, prestem atenção no depoimento inicial da estrela do canal, o Zac, que é um grande piloto mas que vai logo afirmando que ninguem é tão bom que não possa aprender algo novo. E é isso que ele faz ao fazer o curso de pilotagem com um dos maiores pilotos dos EUA com suas TT-R´s🙂 Vejam o vídeo e apreciem.

Espero que gostem. E quem não põe a bigtrail na lama, perca o medo, atreva-se, arrepie ! Você vai sobreviver e sairá da aventura um piloto melhor e mais seguro.

Um comentário sobre “Pilotar motos off-road é importante ! Ainda bem pois é muito maneiro.

  1. Acredito que para tudo na vida é preciso pratica, e para as motos não seria diferente, porem nós no dia a dia não praticamos situações adversas, situações de derrapagem, uma areia mais solta, um buraco inesperado na via e etc. O off faz com que você coloque em prática várias situações adversas, das quais serão de uma importância quase que vital no seu dia a dia. Vital? Sim vital, pois apesar de não ser um exímio piloto no off tive inúmeras provas e situações de risco das quais sai ileso graças ao pouco conhecimento e prática de pilotagem off.
    Moto é algo que você nunca para de aprender, dia após dia você descobre uma técnica nova, uma forma de aperfeiçoar o que você já sabe e isso é motivador.
    Utilizo minha moto não só como um veículo de passeios de fim de semana, na verdade minha moto é meu único meio de transporte, caso fique sem ela, terei que apelar para o ônibus, mas isso não me aflige, sempre que posso a coloco em uma estrada de terra, barro seja o que for para que ela me proporcione inúmeras alegrias, conhecimento de mim mesmo, dos meus limites, e amizades verdadeiras unidas pela mesma paixão, que é andar de moto.😉

    Grande abraço para meu amigo Boko Moko, que contribui bastante para colocarmos nossas motos na lama nos dar tantas alegrias. \o/

Comente aqui ou faça uma pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s