Como fazer uma tabela de campeonato de futebol – Pontos corridos

Futebol[1]

Introdução
Lá pelos idos de 2002 caiu no meu colo uma planilha Excel que calculava toda a tabela da copa do mundo de 2002, tudo automático. A planilha era uma beleza, toda decorada com as bandeiras das seleções, calculava os classificados automaticamente e fazia o mata-mata até a final. Tudo automático. Uma das coisas que me deixou mais interessado era que na primeira fase da copa a regra era de todos-contra-todos, pontos corridos e a planilha calculava e classificava os times automaticamente. Tudo isso feito sem macros. Modifiquei a planilha e me inspirei nela. Desde então passei a fazer planilhas para campeonatos de futebol. Postei num site desses de downloads e foi um sucesso. Todos os dias recebo emails pedindo a senha para alterar a planilha para campeonatos de bairro, de PES, Fifa,  vídeo game e por aí vai.

O maior desafio era fazer a planilha do campeonato Brasileiro da série A que passou a ser feito em pontos corridos com 20 times em jogo de ida e volta, 38 rodadas com 10 jogos cada, 380 jogos. Essa planilha está disponível para download aqui na versão do campeonato de 2013. A senha para alterá-la é naotem.  Esta planilha pode ser facilmente modificada para campeonatos com outros times.

Como funciona a planilha
Para quem quer entender como a planilha funciona, eu decidi escrever esse artigo e deixar aberto para discussão, dicas e truques de modo que outras pessoas podem baixar a planilha e modificá-la para seus campeonatos. Para saber como a planilha do Brasileirão de pontos corridos funciona é preciso primeiro entender quais são as regras do campeonato.

No Brasileirão temos 20 times que jogam entre si em jogos de ida e volta. A primeira coisa a fazer é calcular quantos jogos a tabela vai ter. Segundo a análise combinatória, o número de jogos de um campeonato com N times é calculado pela fórmula N * (N – 1) / 2. No caso, a Série A tem 20 times então a fórmula fica 20 * (20 -1) /2 = 20 * 19 / 2 = 380 / 2 = 190 jogos. Acontece que temos dois turnos, para proporcionar a ida e a volta. Então temos 190 * 2 jogos = 380 jogos. Tenha isso em mente quando for fazer a sua tabela do seu campeonato. Se você fizer um campeonato com todos contra todos em ida e volta pode acabar tendo uma quantidade de jogos muito grande que vai requerer muito tempo para jogar. Imagine um campeonato com 15 times de PES, em 2 turnos = 15 * 14 = 210 jogos ! Se cada jogo durar 30 minutos, estamos falando de 105 horas de jogo ininterrupto. Depois trataremos desse assunto dos campeonatos longos demais.

Agora temos que definir as regras para pontuação no campeonato. No Brasileirão a regra é clara. Uma vitória vale 3 pontos, empates valem 1 ponto, derrotas valem 0 (zero) pontos. Isso estimula os times a partirem para vitória e não se contentarem apenas com empates tornando os jogos mais emocionantes.

Depois de estabelecido o critério de pontuação é preciso estabelecer os critérios de classificação. No Brasileirão a regra é a seguinte:
Critérios de classificação
1 – Pontos ganhos
2 – Vitórias
3 – Saldo de gols
4 – Gols marcados
5 – Sorteio

Desde que o campeonato passou a ser assim, a classificação nunca precisou usar o critério de sorteio.

Com essas informações já podemos fazer a planilha para calcular tudo automaticamente, sem macros, inclusive com a classificação dos times. Exibi-los em ordem descendente de pontuação, inclusive usando os critérios de desempate caso a pontuação fique igual.

Estrutura da Planilha
Uma das coisas mais importantes quando vamos fazer uma planilha Excel é estruturar bem os dados. Colocar os dados numa disposição que facilite a elaboração das fórmulas. Quanto melhor planejarmos a estrutura da planilha, mais simples as fórmulas e cálculos serão. Com a planilha do Brasileirão a regra se aplica. A estrutura ficou assim

1 – Planilha de jogos. Nessa planilha está a relação de todos os jogos do campeonato. Nela serão informados os resultados dos jogos a medida em que eles vão acontecendo. Os jogos estão relacionados em ordem cronológica, agrupados por rodadas. Não existe preocupação maior com o agrupamento por rodadas. É só para facilitar o preenchimento. Nenhum cálculo é feito por rodada. Tudo aqui é calculado por jogo. A planilha é dividida em uma parte visível, onde o usuário irá informar os resultados dos jogos, e uma parte oculta, que calcula os pontos ganhos, gols pró e gols contra de cada time. A parte visível fica a esquerda da planilha e a parte oculta fica a direita. Para alterar as fórmulas é só reexibir as colunas da parte oculta. Aqui o pulo do gato é o ninho de SE()´s que calcula o resultado do jogo e a pontuação. O primeiro SE() testa se o jogo foi jogado. Para saber se o jogo foi jogado ou não, testa-se se o gols do time mandante (o time do lado esquerdo) e do time visitante (o time do lado direito) foram informados. Se sim, partimos para calcular quantos pontos o mandante fez e quantos pontos o visitante fez. Também calculamos os gols pró e contra do mandante e os gols pró e contra do visitante. Obviamente, se o mandante ganhou o jogo, 3 pontos para ele, 0 (zero) para o visitante. Se empatou, 1 ponto para cada, se o mandante perdeu, 0 (zero) para ele, 3 para o visitante. Parece simples e óbvio mas essa explicitação do resultado e contra-resultado facilita muito as fórmulas para somatório dos pontos de cada time. Essa planilha é editável nas colunas onde se digita os gols de cada time de cada jogo. Os times propriamente ditos, datas, etc, é tudo bloqueado para edição.
2 – Planilha de pontuação. Nessa planilha os times são relacionados em ordem alfabética. Ao lado de cada time está o sumário dos resultados de cada time: pontuação, número de vitórias, número de empates, saldo de gols, gols pró, gols contra. Essa parte do sumário dos resultados é um monte de soma.se() e cont.se() usando como critério o time relacionado e como origem os resultados dos jogos na planilha de jogos. Aqui a coluna mais importante é a coluna de RANKING que é calculada a partir das outras colunas dessa mesma planilha. Mais sobre essa coluna adiante. Essa planilha é editável nos nomes dos times. Isso significa que se você quer usar essa planilha para fazer seu campeonato, basta mudar os nomes dos times aqui. Ela trocará o nome do time em todas as abas.
3 – Planilha de classifcação. Essa planilha contém os mesmos dados da planilha de pontuação só que classificada, ou seja, o time que está melhor no campeonato lá em cima e o pior lá embaixo. A separação de cores é para denotar as classificações para a Copa Libertadores, quem vai ser rebaixado para a segundona, etc. Não tem o que editar nessa planilha. Ela é toda calculada
4 – Meu time. Essa é uma planilha em que o usuário escolhe um time e os jogos desse time serão destacados na planilha de jogos. Além disso, os jogos do time aparecem filtrados nessa planilha. Nada editável exceto a seleção do Meu Time.
5 – Carreira. Essa é uma planilha muito feia que conta a história da classificação de cada time ao longo do campeonato. O sobe-desce de cada time ao longo das rodadas. Cada time e a colocação dele no campeonato. Ela é a base para ser usada no gráfico que é muito legal e a única parte da planilha que precisa de macro.
6 – Gráfico. É a exibição gráfica do sobe-desce ao longo do campeonato. É muito legal. Você pode selecionar quais times quer ver no gráfico e pedir para exibí-lo. Não adianta colocar os 20 times de uma vez que fica muito poluído, a não ser que você tenha uma tela realmente muito grande no seu computador. Normalmente dá para exibir uns 5 ou 6 times. Para exibir o gráfico, você coloca o número de rodadas que deseja exibir na célula A1 da aba carreira e clica no botão para fazer o gráfico. Os times que tiverem um X ao lado do seu nome serão exibidos no gráfico.
7 – Início, Instruções e Revisões. São planilhas que contém apenas informações e nenhum dado é calculado nelas ou a partir delas.
Vimos como estruturar a planilha e como calcular o ranking de cada time. Agora é a hora de classificá-los e exibi-los na ordem certa. Do 1º colocado para o último.

Como classificar a tabela

Isso é feito na aba classificação. Essa aba é totalmente calculada a partir da aba pontuação, especialmente da coluna R.

A coluna R na aba de pontuação é calculada usando a função ORDEM() do Excel. Essa função é muito útil. Ela recebe 3 argumentos

=ordem( número ; lista de números ; tipo de ordem)

Ela retorna em que posição o número fornecido está na lista de números fornecida. A ordem pode ser descendente (0) ou ascendente (1). No nosso caso, usamos a função Ordem() para dar a classificação do ranking de cada time na lista de rankings de todos os times, em ordem DESCENDENTE (do maior para o menor).

Se usarmos o comando classificar do Excel para classificar a planilha pontuação, teremos a classificação. Mas isso é chato. A cada resultado de jogo, teríamos que ir lá na tabela de pontuação, marcar a área, acionar a classificação, selecionar a coluna de classificação. Uma macro pode fazer isso mas macro é chato. Muita gente desconfia das macros (com razão) e nem todo mundo entende de programação para sequer entender como macro funciona, quanto mais fazer uma. O desafio é fazer classificação sem macro. Esse assunto foi discutido em detalhes nesse post aqui. Vejamos como se aplica no caso dessa tabela em particular.

Se observarem a aba de classificação, verificarão que a coluna B está oculta. Basta ir em Exibir, e marcar a opção Títulos para ver os títulos das linhas e colunas.

A coluna B é o pulo do gato dessa aba. Ela contém um corresp() que vai buscar na planilha de pontuação o time correspondente a classificação 1, 2, 3, 4 … até 20, disponíveis na coluna A. Corresp() vai retornar um número que é o número do time na tabela de pontuação que corresponde a essa classificação. De posse desse número, é só usar a função índice() para trazer os dados da planilha pontuação para a planilha classificação.

Notem que a medida que avançamos na planilha as coisas ficam mais simples. Isso se deve ao fato de termos estruturado a planilha de forma boa, facilitando as fórmulas. Se você analisar verá que não tem fórmulas muito complexas.

Anúncios

44 comentários sobre “Como fazer uma tabela de campeonato de futebol – Pontos corridos

  1. Olá! Não estou conseguindo fazer o download da planilha!

  2. Bom dia. Dei uma estudada na sua planilha e realmente percebi que é bem diferente da planilha da Copa 2002. Você criou um “ranking”, dando um peso diferente para cada critério de desempate. Só gostaria de entender melhor os números que usou:

    C3*100000000+G3*1000000+(P3+30)*10000+100*L3+(100-D3)+LIN()/100

    Não entendi muito bem o “P3+30” para o saldo de gols e o “+LIN”. As demais multiplicações usando *100 milhões, +1 milhão… Tem uma lógica específica ou só é mesmo para das pesos diferentes aos critérios de desempate?

    • As suas perguntas são melhor esclarecidas no artigo sobre como classificar uma tabela sem macro. Respondendo ponto a ponto
      ; Porque o P3+30 no saldo de gols ? Porque o saldo de gols pode ficar negativo. Para classificar um número negativo fica complicado para o Excel. Assim, adiciona-se 30 gols ao saldo de gols para que o saldo de gols seja sempre positivo. Como 30 gols são adicionados a todos os times, nenhum time tem vantagem. Dessa forma, um saldo de gols de -7 vira 23. Um saldo de gols de 12 vira 42. A diferença entre um time que tem -7 gols e um time que tem 12 gols é 19 gols. A mesma diferença entre 23 e 42. Dessa forma sabe-se quem tem o “saldo de gols maior”. Se somarmos um número negativo multiplicado por 10.000 daria uma classificação diferente.

      A lógica da multiplicação por 100 milhões, 1 milhão, 10 mil, 100 é justamente para criar um número (ranking) para cada time que possa ser comparado diretamente.

      A alternativa seria fazer um monte de SE´s()
      Um se() para comparar os pontos ganhos
      depois um se() para comparar as vitórias
      depois outro se() para comparar o saldo de gols e por aí vai. A fórmula ficaria muito complexa.

      Imagine que se quer comparar dois carros. Economia de combustível é o principal, o preço vem em segundo e a velocidade vem em terceiro. Para cada quesito se dá uma nota de 1 a 9 (para facilitar). Como comparar os dois carros com os 3 quesitos ? Teria que haver 6 comparações, concorda ? Para cada par de carros, comparar os 3 quesitos.

      Mais fácil é concatenar os quesitos
      se um carro tirou 9 em economia, 5 em preço e 6 em velocidade o ranking dele seria 956

      Agora imagine que um carro tirou 9 em economia, 8 em preço e 3 em velocidade, o ranking dele é 983

      Qual o melhor carro ?

      Basta comparar o número qual é o maior
      956 é maior que 983 ? Não, então o melhor carro é o segundo.

      Se perceber, a nota de economia multiplicada por 100 somada a nota de preço multiplicada por 10 somada a nota de velocidade, gera um número com 3 algarismos que facilita a comparação.

      • A lógica do ranking eu já tinha compreendido e achei muito boa. A sua explicação tirou as minhas dúvidas, em especial com relação ao saldo de gols (P+30).

        A única dúvida que ficou foi com relação ao “+LIN()”. É possível que seja alguma fórmula que eu não conheça, mas não compreendi o que ela faz na fórmula.

        Outra dúvida que surgiu, dando uma revisitada às classificações do Brasileirão de outros anos, é que alguns clubes tiveram um saldo de gols inferior a -30: 2006 – Santa Cruz -35; 2007 – América-RN -56; 2012 –
        Figueirense -33; 2013 – Náutico -57; 2016 – América-MG -35. Esse saldo negativo (mesmo somado ao +30 da sua planilha) pode dar algum problema na classificação? Nestes casos seria necessário aumentar o valor somado ao saldo de gols?

        Continuarei estudando a sua planilha, pois tenho certeza que aprenderei muito com ela. Talvez tenha sido a planilha mais importante em termos de aprendizado que eu já tenha tido acesso.

        Obrigado.

      • O +LIN() é o último critério de desempate. Quando tudo mais der empate, o desempate será feito pelo número da linha em que o time se encontra. A função LIN() retorna o número da linha em que a fórmula se encontra.
        Quanto ao saldo de gols, arbitrei em 30 para equalizar. De acordo com o seu excelente trabalho de levantamento, talvez seja melhor mesmo aumentar esse 30 para 70. Se der número negativo, o ranking vai ser prejudicado. O bom do excel é que você pode simular essa situação para ver o que acontece.

  3. Boa noita. Eu também tive acesso a esta planilha da Copa 2002, mas acabou se perdendo pelo caminho e nunca consegui aprender como fazer um campeonato com estas fórmulas. Quando tento fazer o download da sua apresenta o seguinte erro: “Database Error: Unable to connect to the database:Could not connect to MySQL”. Pode me ajudar a baixá-la? Me ajudaria bastante com uma planilha que estou fazendo da Copa 2018. Obrigado.

    • Por acaso, em horário próximo ao que você postou a pergunta, o banco de dados estava em manutenção. Por favor, tente novamente.
      Observe que a planilha que consta no link é para campeonato brasileiro de pontos corridos. Entendi que você quer uma planilha para jogos de copa do mundo de 2018. As regras são diferentes pois na fase de grupos tem apenas 4 times e é ponto corrido. Depois na Copa é mata-mata.
      Talvez seja melhor modificar a planilha da copa do mundo que está aqui

      • Consegui baixar as duas planilhas. Agradeço muito pela ajuda. Na verdade as duas irão me ajudar bastante. Sem querer pedir muito, você ainda tem a planilha de 2002 original? Seria bem nostálgico ter ela em mãos novamente depois de 15 anos. De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda. São pessoas como você que enriquecem a internet. Em outros sites os donos das planilhas disponibilizam as mesmas travadas e não se preocupam nem em ajudar. Felizmente, dinheiro não é tudo. Obrigado.

      • Não a tenho mais porque eu a destrui ao fazer a nova.
        Quando recebi a planilha fiquei intrigado em como o autor conseguiu classificar os times da fase de grupo por ordem de pontuação, sem usar macros. Consegui desbloquear a planilha, estudei-a e entendi como ela funcionava. Em seguida, melhorei bastante a planilha usando técnicas mais arrojadas. A planilha original ocupava um espaço muito maior, era muito mais lenta e não tinha provisão para algumas situações de empate na fase de grupos. Aí decidi reescrevê-la completamente e ficou muito bom. Anos depois decidi fazer a planilha de pontos corridos.
        Quanto a ajuda, eu que agradeço a você pela oportunidade de ajudá-lo.

  4. Olá João Eurico
    Meu nome é Thiago e já tenho uma Planilha, mas preciso de alguns ajustes, você pode me ajudar? A Planilha é um pouco diferente da sua, além de controlar Classificação, Controla Cartões, Artilharia e Goleiro Menos Vazado e também Gera Sumulas, é possivel você me dar um orçamento de quanto ficaria os ajustes?

  5. Nao encontre a tabela para download

  6. Excelente planilha, parabéns pelo trabalho.

    Estou montando uma com 7 times e adicionando aos critérios de desempate a quantidade de cartões vermelhos e amarelos. Ao inserir as quantidades na soma do ranking, gostaria de saber quais fatores devo usar para cada um para que os cartões vermelhos se sobressaiam aos amarelos em qualquer hipótese, por exemplo um time leva um vermelho e o outro mil amarelos e nenhum vermelho, esse segundo deve ficar na frente.

    Abraços,

    José Neto

    • No caso, na soma da célula do ranking, os cartões entrariam como subtração, para diminuir a pontuação da equipe.

      • Então para cada jogo é preciso adicionar uma coluna para cada tipo de cartão (vermelho, amarelo) para cada time. Conta-se quantos cartões cada time levou em cada jogo e abateria os pontos do total de pontos que o jogo deu. A pontuação poderá ser negativa. Para evitar isso é preciso dar um “saldo inicial” de pontos para cartão. Ajustar a fórmula de ranking para refletir isso. É explicado no texto como fazer para evitar pontuação negativa.

    • imagine que cada time começa com 200 pontos de cartões. Cada cartão vermelho abate 3 pontos, cada cartão amarelo abate 1 ponto. Assim, cada 3 cartões amarelos valem um cartão vermelho. A quantidade de cartões multiplicadas por 3 ou por 1 seria subtraiada dos 200 pontos. Quem levar menos cartões terá um saldo maior e assim serviria como critério de desempate. A fórmula de ranking tem que ser multiplicada por 1000 para dar espaço para adicionar os pontos de cartão.

  7. Oi. Sua tabela foi a melhor que encontrei na internet, mas uma dúvida: o time do São Paulo está fixo na tabela e não consigo alterar.

    • Se está fixo é algum erro na planilha. Não consegui identificar aqui e mudei facilmente. Quando tudo mais falhar, tente usar o CTRL-U para buscar e substituir São Paulo por outro time.

  8. cara vc mandou bem mais mandou bem mesmo vlw

  9. Boa tarde , como criar uma tabela com doze times divididos em dois grupos de seis ?

    • QUal a ideia ? Todos contra todos em cada grupo e depois o vencedor de cada grupo vai para uma final ?

      Se a ideia é essa, então você pode usar a tabela de campeonato brasileiro, colocar os 6 times e ocultar os outros 14 times. Salva a planilha e tem um grupo.

      Repete o processo e coloca os outros 6 times na outra tabela, salva com outro nome.

      • Quero colocar apenas 9 times como altero e como faz a ocultação de outros times?

      • Na aba de pontuação tem espaço para 20 times. Substitua os nomes dos 9 primeiros pelos times que você tem. Em seguida, oculte os jogos da aba jogos que envolvem times que não são os 9 que você tem. O mesmo deve ser feito nas abas de classificação.

  10. A planilha que vc deixou pra download não está mais disponivel?

  11. Quero fazer um campeonato misto, pontos corridos e depois mata-mata, tem como??

  12. Tenho interesse em uma tabela de pontos corridos, no entanto ela não teria que ter um limite pré estabelecido de jogos, teria que ser aleatória, seria pra partidas de video game. Jogamos da seguinte forma: quem ganha a partida continua e pega o próximo, até perder, no caso de empate, sai os dois e jogam os dois próximos seguintes. O número de jogadores varia, as vezes estamos em 4 e em outras vezes em 5 amigos. Seria possível? Se sim, quanto cobraria?

    • Sim, é possível. Observe, se for para eu ensinar você a fazer a planilha, eu não cobro. Porém, como você pede para eu fazer a planilha então eu vou cobrar R$ 500,00 que você vai depositar numa conta de uma entidade filantrópica.

      Para fazer a planilha, preciso de mais definições das regras do campeonato. Por favor, mande email com o máximo de informação.

      Enquanto isso, recomendo dar uma olhada nesse sistema aqui -> https://www.youtube.com/watch?v=v1sIQZB6r1w

  13. Boa noite por favor teria como me mandar uma tabela com 7 equipes todos contra todos ,sendo que uma folgaria em cada rodada?
    Obrigado muito bom site.

    • Teria sim.

      Entenda que para eu dar as dicas, ensinar você a fazer, esclarecer as dúvidas, eu faço de graça. Porém, se a ideia é que eu faça a planilha para você, aí eu acho justo cobrar alguma coisa. O valor que você pagar vai ser depositado numa instituição de caridade e você deposita direto na conta deles. E aí ? Topa ?

      • Tenho interesse em uma tabela de pontos corridos, no entanto ela não teria que ter um limite pré estabelecido de jogos, teria que ser aleatória, seria pra partidas de video game. Jogamos da seguinte forma: quem ganha a partida continua e pega o próximo, até perder, no caso de empate, sai os dois e jogam os dois próximos seguintes. O número de jogadores varia, as vezes estamos em 4 e em outras vezes em 5 amigos. Seria possível? Se sim, quanto cobraria?

  14. Obrigado, voces mim ajudou muito, muito bom essa tabela, mais uma vez obrigado.

  15. Opa, sensacional, cara. Só me tire uma dúvida por favor, É possível eu excluir alguns times? E é possível trocar o nome de um time de uma vez, ou eu tenho que ir trocando um por um?

    abraço

    • Desculpe, trocar o nome dos time passou despercebido. AMs a outra pergunta continua de pé. Obrigado

    • Se você trocar o nome do time na tabela de pontuação, ele troca em toda a planilha. Experimente.

      Se sobrar times, você oculta a linha em que ele aparece. É mais seguro do que apagar as linhas.

      Lembre-se de salvar uma cópia da tabela antes de fazer grandes modificações nela.

Comente aqui ou faça uma pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s