Quanto custa a minha moto ?

motor-bike-money-box[1]

Uma pergunta muito comum para quem vai comprar uma moto é: Será que eu tenho grana suficiente para sustentar a moto depois de comprá-la ? Será que essa moto cabe no meu bolso ? Essa dúvida pode ser esclarecida através da avaliação detalhada de todos os itens que compõe o custo de manutenção e propriedade da moto. Ou seja, quanto custa possuir e usar uma motocicleta.

Imagine uma situação extrema em que uma pessoa compra uma moto nunca a usa. A moto fica o tempo todo parada numa garagem. Mesmo sem gastar combustível, essa moto está gerando um custo para o proprietário. O custo de licenciamento (IPVA, DPVAT, etc), o custo do seguro, o custo da desvalorização ao longo do ano, o custo de manutenção mínima da moto (lavagem, lubrificação, etc). Outros custos podem aparecer, como o custo da vaga para estacionamento da moto na residência do proprietário e por aí vai. Além desses custos “fixos”, que acontecerão quer o usuário ande na moto ou não, temos os custos variáveis.

O principal custo variável é o consumo de combustível mas existem outros com o consumo de óleo para o motor, o consumo de pastilhas de freio, o consumo da coroa, da corrente e do pinhão da transmissão (quando for o caso). Obviamente, o custo variável será tanto maior quanto mais a moto andar. Mas ao mesmo tempo em que o custo variável aumenta o custo total, ele diminui o custo fixo por km rodado pois diluirá esses custos a cada novo quilômetro adicionado ao odômetro.

Para facilitar a conta, elaborei uma planilha que calcula o custo da moto a partir de dados informados pelo dono. A planilha é simples é baseada em valores que o dono da moto vai colocar.

O primeiro valor a colocar é o preço da moto hoje em dia. Esse preço da moto será usado em duas contas: O cálculo do IPVA e o cálculo da depreciação.

O segundo valor é o preço da moto daqui a um ano. A maioria das motos desvaloriza de um ano para outro. Essa desvalorização é um dos principais custos de propriedade. Isso é particularmente cruel nas motos 0km que desvalorizam muito no primeiro ano (entre 20 a 30%). Marcas de moto com reputação ruim também desvalorizam bastante. Se a moto valorizar de um ano para outro (raro mas acontece) tanto melhor ! O custo de propriedade da moto será diminuído.

Agora informamos o valor do seguro. Se o dono não fizer seguro, é só zerar esse valor.

Em seguida informamos 4 valores relativos a manutenção:

 

  • pneus,
  • óleo,
  • transmissão
  • e freios.

 

A ideia aqui é colocar quanto custa uma troca desses itens e quantos quilômetros eles duram.

De posse desses números saberemos quanto custa por km rodado cada item desses.

Finalmente, vamos informar quantos quilômetros a moto vai rodar por semana, qual o consumo da moto e quanto é o litro de combustível. De posse desses números vamos saber quantos reais serão gastos com combustível por quilômetros rodado. A planilha então calculará quanto cada quilômetro gasta e fará a estimativa de quanto o dono irá pagar por semana, mês e ano para ter a moto.

Ficou fora dessa conta o valor da prestação do financiamento ou do consórcio. Esse valor não faz parte do custo da moto e sim do valor da moto. Seu custo na verdade é apenas os juros pagos do financiamento ou a taxa de administração do consórcio. O valor do principal e o valor do bem não são custo. Essa conta não é trivial de fazer e foge do objetivo dessa versão da planilha. Experimentem e me digam o que acharam.

2 comentários sobre “Quanto custa a minha moto ?

  1. Amigo, sei não se minha moto é viavel!

    Eu compro quase DUAS dela todo ano, segundo a planilha.

    • Caramba, que custo alto ! Vamos dar uma revisada na planilha ? Me manda uma cópia para eu dar uma olhada. Não pode ser assim tão alto o custo. Ou sua moto está barata demais (improvável) comparada ao custo.
      Fico no aguardo.

Comente aqui ou faça uma pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s