Como controlar estoque no Excel ?

ImagemControle de estoque no Excel é uma necessidade muito comum. Todos os dias aparece alguém querendo registrar o que entrou e o que saiu de peças no estoque e quanto que sobrou. O problema é que o número de transações pode variar muito. Pode ser só uma entrada, várias saídas, pode ser só saída, sem entrada, pode só ter entrada e pode não acontecer nada e o estoque ficar inalterado.

O ideal aí é ter dois dados e tentar relacioná-los. O primeiro dado é a relação de produtos e o estoque atual de cada um deles. A melhor estrutura aí é uma simples tabela, cada código, descrição e o estoque atual.

O outro dado é a relação de movimentações: Entradas e saídas de estoque. Nessa relação, a data da transação (quando aconteceu), o código do produto movimentado, e a quantidade entrada ou quantidade saída.

Voltamos a tabela original de produtos e nela vamos somar todas as entradas, todas as saídas. Agora calcular o estoque corrente de cada produto é simples. O estoque inicial, mais as entradas, menos as saídas = estoque atual.

Fiz uma planilha aqui que implementa essa estrutura

Deem uma olhada e vejam o que acham dela.

Comente aqui ou faça uma pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s