O que é cloud computing ?

Cloud computing é um nome novo para um conceito relativamente antigo.

A idéia básica é a seguinte. Antigamente, quando vc precisava de um serviço vc ou tinha esse serviço instalado no seu próprio computador ou vc usava um servidor designado, específico, nomeado.

Com a popularização das redes em geral e da internet em particular, agora é possível designar um monte de computadores, servidores, que funcionam em conjunto para prestar um determinado serviço, sem que nenhum dos servidores designados, por si só, seja o responsável pelo serviço inteiro. Apenas por uma parte. Além disso, mais de um servidor ficam responsáveis pela mesma parte de modo que se um pifar ou ficar fora do ar por qualquer motivo, outro servidor assume aquela parte do serviço de forma automática, sem que o usuário perceba que houve essa substituição.

Imagine um serviço simples de armazenamento de fotos. Você tira as suas fotos na sua câmera digital e precisa de um lugar para guardá-las.

Antigamente, como vocë fazia para armazenar ? Você transferia as fotos da sua câmera para o HD do seu computador de casa, do seu computador de mesa ou notebook. Ou seja, o seu computador era um "servidor de armazenamento de fotos". Você só tinha um e se ele pifasse, você perdia todas as suas fotos. Você tinha que mantê-lo funcionando e ainda por cima tinha que fazer um backup de vez em quando.

Agora imagine que você fosse muito rico e comprasse um servidor bem poderoso e instalasse ele num prédio com segurança, com fornecimento initerrupto de energia, temperatura controlada, sistema anti-incêndio, onde funcionários dedicados fazem o backup diariamente. Você se conecta do computador da sua casa a esse computador específico via internet. Esse prédio é que se chama de "datacenter". A segurança aumentou, a disponibilidade aumentou, o custo aumentou mas ainda existe o risco desse datacenter inteiro pegar fogo, ficar fora do ar, a empresa que o mantém falir. Existe também o risco de seu servidor que tá lá dentro pifar, apesar de tudo. Existe também o risco de muita gente querer acessar outros computadores nesse datacenter em particular ao mesmo tempo e o acesso a internet ficar muito lento tornando o uso do seu computador que tá lá dentro inviável.

Esse cenário anterior é o chamado cenário de servidor dedicado específico. Ou seja, ele é dedicado a você e existe um servidor específico, determinado só para você.

Agora chegamos ao próximo estágio que é o cloud computing.

Imagine centenas de milhares de servidores espalhados por dezenas de milhares de datacenters em milhares de cidades em centenas de países … Pense numa malha, numa teia (web), de servidores interligados entre si pela internet. Essa é a "nuvem", a "cloud". Cada servidor desse fica com um pedacinho de cada foto sua. Cada foto sua é partida em milhares de pedacinhos e vários pedacinhos iguais são copiados em vários servidores ao mesmo tempo. QUando você manda uma foto para ser guardada no serviço, a foto não é guardada em nenhum computador em particular, nenhum computador em específico mas em todos eles ! Mas eu nenhum ao mesmo tempo ! Se você pegar UM dos computadores ele terá apenas um pedaço da foto mas não a foto inteira. Para obter a foto é preciso pegar os pedacinhos em milhares deles e juntar. É como se a sua foto fosse pulverizada, virasse vapor ! Esse vapor é que forma a "nuvem", em sentido figurado.

Usei esse exemplo do serviço de armazenamento de fotos mas qualquer serviço pode ser prestado pela "nuvem". Email, páginas web, mensagens de chat, transferência e armazenamento de arquivos (afinal, fotos são arquivos, né verdade ?), consultas a banco de dados, processamento de imagem ou de som.

Um dos exemplos mais legais de cloud computing é o SETI@home. SETI = Search for Extra Terrestrial Inteligence. Busca de inteligëncia extra terrestre.
http://setiathome.berkeley.edu/

No projeto SETI@home você "doa" o tempo ocioso do seu computador a "nuvem" que processa sinais de rádio oriundos do espaço em busca de sinais de inteligëncia. Esse projeto começou nos anos 90 e está ativo até hoje.

Outro exemplo de cloudcomputing são os sistemas de compartilhamento de arquivo como os Torrents. A rigor, cada pessoa que compartilha um arquivo na rede torrent está compondo a nuvem. QUando você vai baixar um arquivo do torrent vc não sabe de qual servidor vai baixar. Pode ser qualquer um, inclusive, pode ser milhares deles ao mesmo tempo, cada um contribuindo com um pedacinho do filme que vc quer ver.

Comente aqui ou faça uma pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s