Os dinossauros e a regulamentação do seu feudo

Os dinossauros tinham o poder absoluto sobre a face da terra. Eram podersosos, a espécie mais dominante sobre a face da terra em todos os tempos. O mundo funcionou durante milhões de anos em função dos dinossauros. Reinaram por mais tempo do que qualquer outra espécie na história do planeta.

Até que um dia um tipo de criatura mais moderna, de sangue quente, menor, ínfimo quando comparado as dimensões titânicas dos bichões, mas mais ágil, mais adaptável, mais versátil, surgiu. Hoje não existem mais dinossauros e embora os mamíferos tenham apenas uma fração do tempo da existência dos dinossauros, o mundo hoje é tão ou mais magnífico do que a época do grandes sauros.
Dinossauros não pensavam mas se pudessem, teriam regulamentado a profissão de animais reinantes na face da terra. Não fariam isso para o bem do planeta ou no interesse comum. Fariam isso para preservar a sua espécie, nada mais natural. Mas mesmo que pensassem, mesmo que regulassem, mesmo que tentassem, seria uma açào inócua. Os mamíferos prevaleceriam. Os dinossauros pereceram porque não se adaptaram aos novos tempos.
Quando eu era garoto (faz tanto tempo que foi logo depois da época dos dinossauros) meu avô me contou que a profissão de motorista era extremamente elitista. Um bom motorista, no início do século XX, era um profissional muito requisitado. Tinha até ajudante pois se o pneu furasse, o motorista era “bom demais” para se submeter a trocar um pneu. A medida que os carros se popularizavam, um movimento para regulamentar a profissão de motorista surgiu e a idéia era exigir uma formação adequada a quem quisesse dirigir um carro. Só os membros da corporação de ofício poderiam guiar os carros. Essa regulamentação chegou a ser elaborada !! A prática imposta pela evolução tecnológica simplesmente ignorou tal regulamentação e hoje em dia qualquer um, até mulheres, podem dirigir carros. Digo até mulheres porque a regulamentação original proibia explicitamente esse gênero.
Vejam só mais uma palestra magnífica do TED
http://www.ted.com/talks/clay_shirky_how_cellphones_twitter_facebook_can_make_history.html

Ela trata do ocaso dos jornalistas dinossauros. A tecnologia permite que qualquer um de nós seja repórter, que qualquer um de nós analise e opine sobre fatos. Mais do que isso, o meio de propagação da informação jornalística tende a fugir do controle dos grandes grupos econômicos. Com a democratizaçào radical da geração e divulgação das notícias, ficaremos livres dos interesses escusos de Globo’s e Record’s da vida. Estamos no começo da revolução midiática e de conteúdo.
Os dinossauros, obviamente, farejam desde já os tempos duros que vem por aí. Principalmente os medíocres que preferem que outros resolvam o seu problema. Um orgão operado por outros para garantir seus privilégios laborais, que mantenha a “corporação de ofício”. Esses dinossauros serão exintos.
A nova espécie enxerga a oportunidade pois é capaz de se adaptar ao novo ambiente e sabe que vai florescer e prosperar.
Anúncios

Comente aqui ou faça uma pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s