O triunfo da mediocridade

O Triunfo da mediocridade

Quem não conhece a história está condenado a repetí-la.

Na história da humanidade existem vários relatos de sociedades/civilizações menos avançadas que destruiram ou conquistaram sociedades consideradas mais evoluídas.

Bárbaros levaram Roma ao ocaso. Considerando que Roma tinha serviço de transportes, correios, leis que regiam comércio e vida civil, sistemas de estímulo a criação artística, arquitetura e engenharia avançadas.

A biblioteca de Alexandria era sustentada por dinastias de faraós egípcios e promovia a cultura e o intercâmbio de idéias no mundo antigo. Dizem que os tesouros da biblioteca que foram perdidos quandos os bárbaros a destruíram eram de valor inestimável ainda hoje. Milhares de anos de geografia, literatura, história, fisiologia, anatomia, tudo perdido. A humanidade levou milênios para ser recuperar de tamanha perda.

Uma sociedade mais avançada nas ciências humanas está protegida da aniquilação por uma menos avançada ? Será que o avanço em si é uma proteção ? Veja o caso da Suíça, que aboliu seu exército e é considerada uma das sociedades mais justas da face da terra. Está a Suíça livre de ser destruída por alguma forma de barbariedade moderna ?

O controle dos meios de destruição é muito precário hoje em dia. Pessoas ímpias tem a seu alcance os botões e os meios para destruir coisas belas em nome das razões mais estapafúrdias: religião, dinheiro, interesses obscuros, poder, etnia, sabe-se lá mais o que.

Para conter a ameaça usa-se de tudo, inclusive os mesmos argumentos e/ou meios usados pelos que ameaçam. Uma tropa de bárbaros destrói um laboratório de uma empresa que pesquisa novos remédios. Uma nação invade outra e destrói monumentos milenares.

Isso sem falar na destruição de seres humanos.

Comente aqui ou faça uma pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s