Voto nulo, o que há por traz disso ?

Diz a lenda que os candidatos do Rio de Janeiro eram tão ruins que um humorista propos que um rinoceronte do zoológico fosse candidato. Lançou uma musiquinha que fez o maior sucesso e o resultado é que o bicho  foi o mais votado tendo sido “eleito”.
O voto cacareco é um tipo de voto nulo e é uma forma de protesto contra a má qualidade dos políticos.
Hoje em dia, infelizmente, o voto de protesto legítimo é raro. De um modo geral o voto nulo é um reflexo de outras coisas além da insatisfação com a qualidade e honradez dos candidatos :
1 – Voto nulo de um modo geral hoje em dia significa mais a alienaçào política. Vota-se nulo porque não dá-se ao trabalho de pesquisar sobre os candidatos.
2 – Voto nulo é estimulado pelos setores anti-democráticos do espectro político como uma forma de denegrir o processo eleitoral convencional
Apesar de a classe política realmente ser um antro de cabras-safados, o contexto político de hoje é bem diferente dos tempos do cacareco.
Hoje o eleitor tem muito mais acesso a informação sobre o candidato, pode se instruir melhor a respeito do processo político. Ao mesmo tempo, a democracia está mais forte o que aumenta a quantidade de candidatos honestos e competentes. Na época do cacareco, para ser candidato era preciso “beijar màos” dos velhos líderes políticos criando uma teia de favores concedidos que eram depois retribuídos.
Além da evolução da democracia os próprios sistemas de controle e auditoria da atuação política estão hoje muito mais avançados do que na época do cacareco. Embora ainda seja muito frequente hoje em dia a corrupção política era ainda pior na época do cacareco pois os instrumentos de controle, auditoria e fiscalização eram muito primários.
É preciso ter uma visão crítica sobre o voto nulo. A quem realmente ele interessa ? De um modo geral, os setores mais antidemocráticos da sociedade rapidamente se alinham ao discurso do voto nulo portanto é preciso ter muita calma antes de aderir a tal falácia.

Anúncios

Comente aqui ou faça uma pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s